terça-feira, 11 de setembro de 2007

Segura a Nêga!


Uma Breve Apresentação...
Olá meus caros! Trago para vocês o resultado de uma das invenções da cabeça desta que vos escreve quase diariamente. Hi-Fi podcast é um dos projetos deste blog, que era apenas um simples podcast com uma seleção de músicas que tocariam logo ao abrir a página do Muito Incrementado. Mas como a mente não para de ter idéias, pensei com os grandes botões do meu vestidinho... Por que não convidar pessoas queridas pra fazer isso junto comigo em algumas edições? E foi isso o que fiz! O primeiro a aceitar o convite, foi o ilustre DJ Yuga, que manda ver lá pelas bandas de Minas Gerais. Ele é o discotecário da queridíssima banda Black Sonora, e além disso tem vários trabalhos de classe. Convite aceito, o que tinhamos a fazer era pensar num tema bacana para vasculhar nossas respectivas discotecas. A concepção inicial do tema deste podcast foi do Yuga, que achou de fazer uma seleção de músicas com Nega no título. Discutindo um pouco mais, achei o tema certeiro: "Segura a Nega", um podcast que reúne músicas de vários tempos em que a figura da mulher negra brasileira é ressaltado não só no título como em qualquer parte da composição. Quando achamos que tinhamos encontrado músicas em quantidade suficiente, eu aparecia sempre com uma música para acrescentar. Percebemos quanto esse tema é recorrente na música brasileira, e como a forma de abordar mudou com o passar do tempo. Além disso foi uma experiência fantástica compartilhar minhas lembranças e idéias com o Yuga (grande conhecedor de música). Em meio a conversas, lembrei da necessidade em fazer algum material visual para ilustrar este trabalho tão incrementado, e para isso lá estava o nosso super discotecário a por em prática suas habilidades como designer. Isso mesmo pessoal, além de mixar a versão do Hi-Fi que está no POdomatic ele também assina a criação da capa deste "disco" exclusivo. Pertubei muito ele pra que saísse uma capa bacana; foram vários testes e aí está o trabalho completo. Com muito orgulho eu apresento o primeiro podcast realmente incrementado, cheio de estilo, malemolência e charme como nós as negras que enfeitam esse país. Aguardem, brevemente o volume 2...

E por que Segura a Nega?
Quero ver quem segura a nega numa roda de samba, numa gafieira, segurando a onda do dia a dia? Acho que não deve ter ninguém que consiga? Bem... Foi com esse pensamento que eu nomeei este podcast, mas além disso Segura a Nega é uma das músicas mais conhecidas do Bebeto, composta e gravada por ele em 1975 e cantada por muitos, regravada anos depois pelo Clube do Balanço. A música é cheia de manha, um verdadeiro hino do nacional do Brasil do samba-rock. Além do mais o Bebeto é um dos artistas que mais exaltou a figura da negra em suas composições. Fica também uma homenagem ao Rei do balanço, o Rei dos Bailes, grande Bebeto.

As músicas deste podcast são:

01- Aí, que saudades dessa nêga ( Ed Lincoln)
02- Nêga-faço um lê lê lê/Dance mais um bocado/Deixa andar/Já vai (Cyro Monteiro & Elizeth Cardozo)
03- Nega do Cabelo Duro (Astrud Gilberto & Walter Wanderley)
04- Nega Manhosa (Nelson Gonçalves)
05- Nega Dina ( Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale)

06- Nega Celeste (Grupo Fundo de Quintal)
07- Espere oh! Nega ( João Nogueira)

08- A nega se vingou (Walter Wanderley)

09- Balaio Da Nega ( Marku Ribas)

10- Nega De Obaluaê ( Benito di Paula)

11- Nega Tijucana (Wilson Simonal)
12- Ninguém Tasca ( O Gavião) ( GOLDEN BOYS)

13- Nega ( Baiano e Os Novos Caetanos)

14- Nega ( Gilberto Gil & Jorge Ben)

15- Nega Olivia
(Bebeto)
16- Vem Cá Nega
(Clube Do Balanço)
17- A Nêga e o Rebolado ( Funk Como Le Gusta)

18- Segura a Nega (Bebeto)

Se você quiser fazer o download basta clicar abaixo:

Ouça na Vitrola

Para ouvir a versão mixada deste podcast basta clicar no ícone do podomatic.



É pra ouvir e balançar...



8 comentários:

Anônimo disse...

hahahahhaa
eu falei isso pq era so clicar no meu nome q la tem um link pro meu blog
mas limpz, toma ae:
http://claquetecircustancial.blogspot.com

quanto ao post gostei muito dessa ideia, eu trabalho com cinema, quer dizer... é uma coisa bem iniciante, fiz meu terceiro curta agora, primeiro como diretor, acho que poderia rolar uma "interação bastante interesante"
hahah
bjus!

Kemla Baptista disse...

Ih Rapá!!!
Pensei que você queria criar uma polêmica no meu blog! Pq não o fez?
hehehe

Mas aí, vamo conversar sobre essa interação! Manda teu msn, ou coisa do tipo!

Abraço.

L. Binidita

Black Sonora disse...

"Como o velho já dizia... Segura a Nêga, viu?..."

Yuga

Kemla Baptista disse...

heheehe
Isso aí!!!

Adriano Sargaço disse...

Acabei de descobrir mas já me fez fã.
Parabéns sempre há de soar clichê, mas o que posso dizer? Virei aqui sempre, de canudinho, pra sugar aos bocadinhos tudo que te toca, ou que tocas.
Beijos
sabor brigadeiro de festa

Kemla Baptista disse...

Adriano, é muito bom saber o quanto o Muito Incrementado está agradando as pessoas, fazendo despertar nelas tantos gostos e sabores! Espalha por aí, pra que mais gente conheça. Aquele abraço!

Unknown disse...

Com certeza vou me manter informado e curtir esse podcast!!!
Dá uma ouvida no meu trabalho e me diz o que acha? To tentando me virar com sambarock.
Está em www.thiagocorrea.com
GRANDE Abraço,
Thiago Corrêa

Anônimo disse...

Merry Christmas and Happy New Year, may all your wishes come true!