Aniceto do Império e seu partido que é coisa de cinema
Pele escura, cabelos brancos em contraste, voz com força ancestral, a resistência, a Serrinha, um dos pilares do Império Serrano, aquela maravilha de cenário. Local em que "qualquer criança, toca um pandeiro, um surdo e um cavaquinho. Acompanha o canto de um passarinho, sem errar o compasso". Para quem não sabe o carioca do Estácio, Aniceto de Menezes e Silva Junior desde os 16 anos vivia o mundo do samba, jongo e partido alto. Com isso travou amizade com Paulo da Portela, Xangô da Mangueira, Alberto Lonato e outros bambas. Freqüentador da agremiação Prazer da Serrinha, fundou a escola de samba Império Serrano, em 1947, ao lado de Antônio Fuleiro (Mestre Fuleiro), Molequinho, Mocorongo e outros não menos importantes. Entretanto, nunca fez parte da Ala dos Compositores da escola, por não gostar de compor sambas-enredo. Destacou-se mesmo no partido-alto, firmando-se como um dos grandes partideiros da história, sem no entanto economizar nas construções gramaticais rebuscadas e em um vocabulário julgado incomum para o universo do samba que de uma certa forma descriminava o partido-alto. Por causa deste talento, era o orador oficial da escola. Mestre Jongueiro, dominava o conhecimento de outras manifestações musicais-religiosas da tradição africana, como o Caxambú. Em 1977 gravou o disco "O Partido Alto de Aniceto & Campolino" (MIS) ao lado de Nilton Campolino, produzido por Elton Medeiros, com nove composições de sua autoria. Considerado pelos demais sambistas como um dos últimos mestres do partido-alto, tinha mais de 600 composições catalogadas, mas infelizmente poucas foram gravadas. Seu único disco individual, é este que apresento para vocês. Aniceto então com 70 anos de idade, em 1984 tem lançado pela CID o Lp "Partido Alto Nota 10", álbum que conta com todas as faixas compostas pelo partideiro e com participações de luxo do Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Zezé Motta e Clementina de Jesus. Pastoras formam um coro que nos transporta diretamente para os fundos de quintais com seus varais e roupas quarando ao sol, batida de faca no prato, palmas de mão, trilha sonora perfeita pra cair no miudinho. Já idoso e apontado como referência para os mais jovens nos anos 70 e 80, apresentava-se ao lado de outros representantes do partido-alto, como Wilson Moreira e Nei Lopes. Mais de duas décadas depois o lançamento deste disco, seu nome é "redescoberto" pelas gerações mais novas. Se você ainda não teve a oportunidade de ouvir o nosso mestre ou nunca mais ouviu sua voz, chegou a hora!
Pra conhecer ou relembrar...
Aniceto do Império Partido Alto Nota 10
Faixas do Lp:
1-Partido Alto 2-Desaforo 3-É Fogo 4-Chega Devagar 5-Difícil 6-Ginga de Yayá 7-Quando Louvar Partideiro 8-Entrevista 9-És Partideiro? 10-Quem é teu pai 11-Mulher na presidência 12-Dona Maria Luíza
Você já percebeu que para cada momento que compõe a história da nossa vida, existe uma música correspondente? A música tem essa vocação, fazer despertar sensações de saudade, alegria, até mesmo de tristeza. Lembranças daquele primeiro namorado, do vizinho barrigudo que morava ao lado da sua casa e que escutava o rádio no último volume, o pagode na esquina, o carnaval, o som que tocou na festa que seu avô fez comemorando aquele título inédito do time que torce! Assim o Muito Incrementado surge como uma alternativa na internet em que para uns é possível recuperar certas lembranças ou mesmo para outros, conhecer muito de um tempo bom que passou e deixou marcas na vida do brasileiro. Através das minhas idéias e recordações, conto um pouco da história e cultura do Brasil por intermédio da genialidade de seus artistas (dos mais famosos aos ilustres desconhecidos). Além da música, discutimos e divulgamos arte naïf, cinema, moda, dança, teatro, educação, comunicação, e claro, a negritude. Por aqui além das recordações vindas das histórias, você pode obter versões em mp3 de Lp´s de classe, discos de artistas solo e bandas que hoje fazem um som incrementado, vídeos na Tv Sacundin, o Hi-Fi Podcast e seus conteúdos que estão disponíveis de forma gratuita como coletâneas exclusivas para download. Além disso, em breve os resultados das divertidas intervenções musicais feitas pelas ruas, subúrbios e festinhas desse país no Projeto Audição. Então puxem a cadeira, e sintam - se à vontade!
Um comentário:
amo o velho aniceto! esse é mestre!
Postar um comentário